quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Ritchie Blackmore


O Yngwie Malmsteen disse certa vez em uma entrevista algo que me fez pensar muito, e eu nem me lembro com exatidão das palavras dele mas vou repetir aqui porque é também o que eu penso, tá bom?

Eu assim como o Yngwie respeito muitos guitarristas incríveis que contribuíram para o desenvolvimento da guitarra até hoje, respeito Page, respeito muito Iommi que talvez seja um dos pais do heavy metal atual, existem guitarristas realmente fenomenais por aí, alguns nem foram muito conhecidos no Brasil, temos também Jeff Beck, Eric Clapton, e muitos outros guitarristas realmente incríveis.

Mas eu acho que ninguém, mas ninguém mesmo, tocava como Ritchie Blackmore nos anos 70.

E foi isto que o Yngwie falou, tá bom?

Na verdade eu acho que poucos tocam como ele até hoje. E eu acho que ele nunca foi valorizado como deveria ter sido.

Ritchie Blackmore era um cara realmente diferente de tudo o que se podia esperar de um músico de rock nos anos 70. Ao contrário dos outros, todos grandes músicos dignos de respeito, Ritchie não pirava com drogas e álcool, ele sempre tinha consciência da música que ele queria tocar, do que ele buscava em sua expressão como guitarrista, e isto foi determinante para a construção do som do Deep Purple, aliado ao virtuosismo de Jon Lord, e dos outros grandes músicos da banda. 

E eu posso estar enganada mas eu acho que o Ritchie Blackmore foi o primeiro guitarrista da história a misturar música erudita com rock. Ah sim devemos e muito esta mistura a Jon Lord, talvez o Jon Lord tenha sido o mentor, mas é certeza de que o Ritchie embarcou nesta barca com força total e fez disso um fator diferencial em seu estilo. E isto cresceu e se tornou uma árvore que acabou dando muitos frutos, como o próprio Yngwie Malmsteen, influenciou guitarristas como o Randy Rhoads (não, talvez o Ritchie não seja a principal influência dele mas certamente era um dos guitarristas que o influenciou) e modestamente eu me incluo entre estes frutos, cada vez mais, tá bom? =O

Ultimamente eu ando ouvindo muito o Ritchie Blackmore, além do Yngwie Malmsteen. E tudo isto está mudando a minha maneira de me expressar na guitarra, eu acho isto muito legal, vamos ver como vai ficar o próximo álbum do Spectrus depois de todas estas mudanças musicais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário