quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mexendo o caldeirão (mistura mistura...)


Ando muito preocupada com a minha mania de colocar título e subtítulo nas coisas que eu escrevo, sejam elas letras de música ou textos, versos, prosas...

Bem, a proposta deste blog é que ele seja um blog realmente pessoal, porque eu já tenho o FILHA DA ALVORADA para ser um blog islâmico mas, espera um pouco! Antes de qualquer coisa eu sou uma muçulmana!! E então se eu sou uma muçulmana, é lógico que o Islam estará presente aonde eu estiver, tá bom?

Então tá, vamos começar a mexer o caldeirão e misturar as coisas bem misturadinhas para apurar o sabor da iguaria, que no caso é ler, aprender, ensinar, conhecer.

Estamos, nós muçulmanos, no mês do Ramadan, e o Ramadan é o Mês sagrado para nós porque é o mês em que o Alcorão foi revelado por Allah, Subhana wa Taala, para o Profeta Muhammad (saws), através do Anjo Gabriel (Jibril).

Durante o mês do Ramadan, nós jejuamos, e rezamos. Além disso, nós lemos o Alcorão ao longo do mês inteiro, que tem em torno de 29 dias e começou no dia 20 de julho (calendário gregoriano) neste ano.

O Jejum é feito da seguinte maneira: nós acordamos antes da primeira oração do dia, que é o Salat Fajr, que está entrando em torno de 05:30hs. atualmente, e comemos o sohor. O sohor é um café da manhã reforçado. Bebemos água e nos alimentamos e então rezamos o Fajr, e após a oração, iniciamos o jejum.

Este jejum dura o dia todo até o Salat Maghrib, a oração do crepúsculo, que está entrando em torno de 17:40hs. Então quebramos o jejum, geralmente com uma tâmara mas pode ser outra coisa também, e um copo de água. Em seguida rezamos, e depois comemos o iftar. O iftar é uma refeição, e a partir daí podemos comer e beber normalmente.

Isto é algo que fazemos com alegria e orgulho, não é algo que é imposto de forma opressiva, e nem serve como penitência, esqueça o esquema judaico-cristão de culpa e penitência!! Isto não existe no Islam, tá bom?

Para mim os 5 primeiros dias do Ramadan são os mais difíceis mas, depois disto, o metabolismo do corpo se adapta e se torna mais tranquilo.

No último dia do mês do Ramadan, que faz parte do calendário islâmico que é lunar, temos o dia mais importante do nosso calendário, o Eid. Neste dia há um sermão e orações em todas as mesquitas, e depois disto, o banquete e a festa do Eid que é muito bonita e é para todos, muçulmanos e não muçulmanos.

Em linhas gerais é isto, quem quiser saber mais sobre o Ramadan, tem post no meu blog islâmico FILHA DA ALVORADA que fala de forma mais aprofundada sobre isto.

Este ano está sendo mais calmo para mim porque já estou acostumada, porém é o primeiro ano em que tenho de tocar em ensaios com uma banda de heavy metal realmente pesada como o SPECTRUS enquanto eu faço jejum, e está sendo uma experiência única!

Os ensaios da banda acontecem mais à noite, mas mesmo assim o metabolismo alterado por conta do Ramadan faz das suas, mas Allah sabe mais e eu estou acostumando-me com isto, tá bom? =)

O interessante é que, como naturalmente me torno mais pensativa e reflexiva durante o Ramadan, isto está me levando a compor e escrever de forma compulsiva. De uma forma tão forte que tem até me drenado a criatividade para escrever nos meus blogs, inclusive aqui no ROSAS EM VERSO E PROSA.

Mas bem, agora já estou escrevendo tá bom? =)

Eu acho que este vai ser um espaço muito interessante porque vou falar de culinária, guitarra, carros, bandas, heavy metal, islam, arte, cultura, fatos e fotos e escrever sobre muitas coisas, e eu espero atingir o meu objetivo de fazer pessoas de todas as vertentes pelas quais eu transito, conhecerem um pouco a mais de coisas diferentes, porque eu acho que a diferente no meio de todo este processo de mistura do caldeirão, no frigir dos ovos, sou eu mesma, Alhamdulillah!

Salam =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário