quinta-feira, 9 de maio de 2013

Feminismo Islâmico


"O feminismo islâmico surge a partir de várias constatações, uma delas é a constatação de que o feminismo etnocentrista é também uma forma de opressão já que não sabe lidar com a diversidade humana, e que ser contra a diversidade humana é também uma forma de opressão.


O feminismo islâmico surge mostrando que toda forma de opressão é condenável, inclusive aquela que afirma que toda forma de religião é opressão, porque isto é impor um modelo uniformizado sobre uma humanidade que é extremamente diferente entre si, e ao mesmo tempo igual em valor.



Neste sentido, fazemos esforços para conseguir dialogar com o feminismo global, e nos unir a todos, mas isto significa construir o conhecimento e a consciência para este diálogo.



Dentro de nossa realidade, constatamos que não sofremos opressão de nossa religião, porque infelizmente a opressão e violência é uma epidemia mundial.


 Defendemos como causa comum, o empoderamento de todas as mulheres, o combate à misoginia, e à violência, e como causa particular, o fim da deturpação do Islam, o fim da leitura machista do Alcorão, e a volta do Islam original como foi determinado por Allah, que afirma no Alcorão que todos são iguais perante Allah e perante a lei."
Gisele Marie, em entrevista para a página Feministas do Brasil no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário