segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Obsessão por Guitarra

"...ah mas você fala muito sobre guitarra neste blog..." Lógico, eu sou uma guitarrista, e esta é acima de tudo a minha profissão, além de vocação e tocar é o que eu sei fazer de melhor na minha vida, ao menos no campo profissional, então eu tenho mesmo de falar sobre guitarra, e música, tá bom? =/

Eu nunquinha na minha vida tinha estudado tanto como estudo hoje em dia, e tocar assim é algo realmente diferente e impressionante.

Para começar, tudo acaba! Acaba a corda, acaba a palheta, acabam-se as molas da alavanca da guitarra, tudo acaba, impressionante como tudo acaba.

Antes minhas cordas duravam bastante, agora, no máximo 3 meses, na verdade eu troquei as cordas da Polka no final de novembro para gravar as últimas sessões de estúdio do novo álbum do SPECTRUS com cordas novas, e já estou pensando seriamente em trocar de novo... palhetas então, Subhanallah eu tinha uma sacolinha cheeeia de palhetas e elas estão no fim!! Acho que no mês que vem terei de comprar novas molas para a minha Jackson Randy Rhoads e sinceramente não sei quanto tempo as molas da Polka que são novas (já que ela ainda vai fazer 1 ano de uso) vão durar, tá bom? 

Você percebe que a coisa está ficando obsessiva e séria quando acorda cantarolando um solo de guitarra, e começa a improvisar até sobre musiquinhas de propagandas da TV por mais bestas e infames que estas possam ser...

Atualmente estou assim, e tudo que eu ouço parece que se traduz em notas musicais e possibilidades harmônicas, eu realmente nunquinha tinha sentido isto!

Eu acho legal, mas agora percebo que apesar de conseguir manter uma média de 8 horas de estudo por dia, todos os dias, de segunda a segunda, muitas vezes termino o dia sentindo-me frustrada porque penso que eu poderia ter tocado mais =O

Outra coisa engraçada é que o tempo todo estou pensando em possibilidades de timbres e equipamentos, entro na internet e quando vou ver, estou pesquisando sobre pedais de efeito, amplis, guitarras diferentes, e muitas outras coisas relacionadas à música.

Este ano para mim passou voando, e sinceramente digo que embora um monte de coisas aconteceu no mundo ao meu redor, algumas destas coisas inclusive relacionadas diretamente a eu mesma, eu não estava ligada nisto, tá bom? Eu estava totalmente concentrada no meu estudo e treino ... com a guitarra...

Este ano marcou uma mudança radical no meu estilo de tocar, e também ficou marcado para mim como o ano que eu superei eu mesma ou seja, eu passei a tocar infinitamente mais do que eu toquei a minha vida toda, é como mudar de dimensão, quem é músico entende isto, é como começar a pensar, e sentir, de outra maneira. É de fato alcançar outro Universo, e o mais interessante é que isto transcende a música e acaba por modificar até mesmo a nossa maneira de expressão, o raciocínio se torna mais rápido, o pensamento, tudo.

Estudar assim também quer dizer abrir mão de muitas coisas, eu por exemplo tive de abrir mão de vida social, passeio, convivência com muitas pessoas, tive de me internar em casa como um retiro, é como estar isolada em um monastério, tive de abrir mão de muitas coisas assim para atingir o meu objetivo, tive de exercer a minha capacidade de foco no meu objetivo, tive também de me esforçar, saber conviver com dores e esforço físico mesmo, e saber parar na hora certa para não acabar tendo uma tendinite, tá bom? =O

E vale a pena???

Bem, para mim, está valendo... eu tenho os meus objetivos pessoais e profissionais a alcançar, e eu sei que estou no caminho certo, eu geralmente sou muito cruel e crítica comigo mesma, eu me cobro muito e em geral nunca estou satisfeita com o que eu estou tocando e com o que eu gravo, na verdade eu detesto ouvir eu mesma tocando em gravações, mas confesso que ultimamente fico felizinha quando no final do treino do dia eu toco algum improviso...

Este processo todo aconteceu ao longo deste ano e talvez não seja muito perceptível no novo álbum do SPECTRUS já que ele é o resultado de 2 longos anos de trabalho e planejamento, embora ele esteja muito bom, mas eu já estou ansiosa pensando sinceramente no segundo álbum da banda, penso que será algo realmente gratificante produzir ele, tá bom?

Eu nunca tive a pretensão de fazer um blog sobre guitarra, mas guitarra faz parte de mim, então sempre vou falar de guitarra, assim como sempre vou falar de muitos assuntos aqui =)

Salam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário