segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A Crônica da Busca Pela Distorção Perfeita



Reflexões de uma guitarrista em crise... é dito de sabedoria que a crise é benéfica, e não maléfica, porque é a crise que faz surgir a necessidade da busca por uma mudança, ou um desenvolvimento, ou algo novo. Dentro desta linha de raciocínio, sem a crise humana não haveria a conquista, a busca, o desenvolvimento, porque é a crise que traz a necessidade e gera a busca por algo...

Tem vezes que eu me sinto perdida porque não tenho muita referência em termos de equipamentos. Eu sei o que eu quero, mas não sei o que preciso fazer para obter aquilo que procuro... já explico.

Agora eu resolvi que não quero mais usar a distorção da minha pedaleira Boss ME-25 e parti na busca por informações à respeito de um pedal de distorção analógico, com distorção pesada, porém cremosa, encorpada, versátil e natural.

A minha intenção a curto prazo é usar a ME-25 apenas para modulação e ligar ela junto com um bom pedal de distorção analógica, sendo que o pedal vem antes da ME-25.

Isto se dá por algumas razões: em primeiro lugar, eu realmente gosto da ME-25. Ela fala muito bem em amplificadores grandes e soa bem também aqui na minha casa onde eu uso em volume baixo e plugada em um combo sólido que eu gosto muito apenas para estudo e treino, já que eu moro em um apartamento. Apesar de ser uma multi-efeitos, ela não soa "digital" como outras que eu testei, e ela me oferece uma gama de efeitos de modulação, delay, reverber, chorus, flanger, phaser, o pedal de volume mas principalmente o wha-wha. Eu não uso muitos efeitos na guitarra apesar de ter que ter efeitos suficientes para algumas partes bem loucas de músicas do SPECTRUS, como um efeito que simula som de rádio AM e outro que mistura timbre acústico com elétrico. Mas o wha-wha é um pedal essencial no meu estilo, eu o uso com certa frequência. Então para mim ela é bem prática e eu apenas preciso de uma distorção mais natural, viva, quente, forte. Em segundo lugar porque eu já tenho ela, e tudo que eu preciso no momento é mesmo esta bendita distorção mais "natural".

A longo prazo, pretendo usar a distorção do ampli (que fatalmente será um Marshall JCM 800, ou o JCM 2000, ou o Meteoro MHA 2000 Destroyer, que são os meus prediletos), e apenas um pedal de boost para solos. Mas não é esta a realidade agora...

Eu também quero um pedal de distorção com sensibilidade dinâmica, daquele que me permite ter um som mais limpo se eu abaixar o volume da guitarra.

Esta busca está me fazendo aprender muito, Alhamdulillah, e também chegar a algumas conclusões.

depois de ficar até tonta de tanto ler opiniões entrevistas análises artigos e ver vídeos no Youtube, até agora a minha preferência recaiu sobre dois modelos, são eles:

01. MXR FULLBORE METAL;





02. FIRE ULTIMATE DISTORTION.




Eu ainda não consegui descobrir se o MXR FULLBORE METAL tem a tal da sensibilidade dinâmica... isto é um problema, e eu sinceramente achei o preço do FIRE ULTIMATE DISTORTION um tanto quanto salgado demais, e apesar de acabar chegando à conclusão de que talvez ele fosse o meu escolhido, outro problema é que eu gostei mais do som dele com alimentação de 18 Volts e para isto eu teria de ter a fonte da Fire que fornece tanto 9 quanto 18 volts mas estou encontrando dificuldades de localizar esta fonte para venda =/

Pedais são sempre um universo a parte, imenso, cheio de possibilidades, propenso a acertos e erros, mas é tanta informação que acabamos ficando meio perdidos com isto, pelo menos eu me sinto assim.

Mas eu acho que estou no caminho certo, eu até gosti do MXR SUPER BADASS DISTORTION, apenas não sei se ele teria drive suficiente para mim, tá bom?

Eu costumo descrever o meu timbre de um jeito louco: "imagine o Randy Rhoads tocando no Megadeth com uma pitada de Yngwie Malmsteen..." -  o problema é que esta descrição só faz sentido para eu mesma... =/

Bem, vamos ver aonde esta busca vai me levar, talvez eu fique mesmo com o Fullbore Metal, mas ainda não sei direito, tá bom?

Aceito sugestões =D

Salam

2 comentários:

  1. Já tentou usar assimulações de Amps da ME-25 somada ao que o Randy Rhoads usava? MXR Distortion +?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Carlos, obrigada por visitar o meu blog, e eu espero que você esteja gostando dele, tá bom? =)

      Bem, eu considero a ME-25 uma ótima ferramenta de trabalho, especialmente em relação aos efeitos de modulação, e também pelo fato de ela ter um noise supressor bem legal.

      Mas eu não gosto das distorções dela. O que eu quero dizer é que as distorções dela são legais até certo ponto, mas para uso profissional eu preciso de uma distorção analógica mesmo. Você sente a diferença quando faz shows e gravações e toca em grandes equipamentos.

      Eu não tenho o MXR Distortion +, mas eu já tive um, e é um ótimo pedal. Mas eu tenho o MXR SUPER BADASS DISTORTION, que é um pedal muito versátil, abrangendo desde drives com cruch até as distorções mais pesadas. (Eu realmente amo MXR!). Eu nunca experimentei combinar apenas o meu MXR com as simulações de ampli da ME-25. Eu faço isto com o HOBBERTT SIMULAMP-Ub, e eu coloco os dois no canal A do meu ONERR BOOSTED LINE SELECTOR, de forma que eu preciso apenas usar ele para ligar e desligar as distorções. Mas eu vou experimentar fazer isto amanhã, combinar o MXR com uma regulagem próxima do Distortion + com as simulações de ampli da ME-25 para ver qual o resultado, sim? =)

      Excluir