Mostrando postagens com marcador refletindo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador refletindo. Mostrar todas as postagens

domingo, 30 de setembro de 2018

Minha Opinião - My opinion


Música é a minha vida. Eu vivo pensando em música, fazendo música, estudando música, traduzindo o mundo em que vivo através da música, e me comunicando com esse mundo, com o universo, através da música.

Eu não falo muito sobre outros assuntos porque eu vivo a minha vida de uma perspectiva musical e é esse o campo energético onde vivo, me comunico e me alimento.

Tenho minhas opiniões bem particulares sobre outros assuntos. A maioria dessas opiniões é bem diferente da opinião da maioria das pessoas. Porque o meu pai me ensinou a ter senso crítico e a exercitar a reflexão.

No entanto, dá para você observar por minhas ações, que a minha vida é uma prática concreta de oposição contra a misoginia, o racismo, o preconceito, o ódio, a violência, e  todas as ideologias que pregam o ódio.

Ideologias como o fascismo, um espelho do quão cretino um ser humano pode chegar a ser quando ele quer ser assim.

Felizmente essas idéias são coisas ultrapassadas que sujam o século passado da história humana e apenas servem de estudo para sabermos qual é o caminho que nunca mais deve ser seguido.

Eu não tenho esperanças em mudanças profundas no Brasil, a partir das eleições desse ano. As pesquisas de intenção de voto mostram claramente que a maioria dos ladrões, fascínoras e pilantras que infestam esse país como ratos continuam a ser os favoritos e serão novamente eleitos pelo povo brasileiro.

Mas eu acredito que a Lava Jato abriu uma possibilidade de um caminho sem volta para esse país. Porém os resultados ainda irão demorar muito, cerca de 100 anos, no mínimo, porque esse é um país seriamente danificado e sabotado durante muitas eras.

No entanto, se há problemas sérios no seu país, ter novos problemas não é a solução. A solução está na consciência, na mobilização, na ação. Não há justificativa para apoiar o ódio, a misoginia, o preconceito, o racismo, a violência, o fascismo. Isso não resolve nada, só piora o que já está ruim!

Portanto, se eu vivo isso na prática, acho que eu não preciso falar muito sobre isso.

Por isso que eu vivo no campo energético de vibração da música.

Porque é assim que eu sei viver.


Music is my life. I live thinking about music, making music, studying music, translating the world I live through music, and communicating with this world, with the universe, through music.

I don't say much about other subjects because I live my life from a musical perspective and this is the energy field where I live, communicate and feed myself.

I have my own particular opinions on other matters. Most of these opinions are very different from the opinion of most people. Because my father taught me to have a critical sense and to exercise reflection.

However, you can observe by my actions that my life is a concrete practice of opposition against misogyny, racism, prejudice, hatred, violence, and all ideologies that preach hatred.

Ideologies such as fascism, a mirror of how crap a human being can become when he wants to be like this.

Fortunately, these ideas are outdated things that dirty the last century of human history and only serve as a study to know which way is never to be followed.

I have no hope that profound changes will happen in Brazil as of this year's elections. The polls show clearly that most of the thieves, fascines and pilangers who infest this country as rats remain favorites and will be again elected by the Brazilian people.

I believe that "Lava Jato" Federal Police operation has opened up a possibility of a no-return road to this country. But the results will still be very long, at least 100 years, because this is a country that has been seriously damaged and sabotaged for many ages.

However, if there are serious problems in your country, having new problems is not the solution. The solution lies in awareness, in mobilization, in action. There is no justification for supporting hatred, misogyny, prejudice, racism, violence, fascism. This does not solve anything, it only makes worse what is already bad!

So, since I live this in practice, I don't think I need to say much about it.

That's why I live in the energetic field of vibration of music.

Because that's how I know how to live.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Congratulations VoB! Well done!


Eu quero expressar a minha admiração e respeito pelas minhas queridas irmãs no Islam. que são do VoB, porque elas são inteligentes, expertas, e sabem fazer algo que eu sempre quis fazer: APROVEITAR A CHANCE! APROVEITAR E USAR AS OPORTUNIDADES A SEU FAVOR.
Veja, VoB (Voice of Baceprot) é uma banda de metal que foi criada por três jovens garotas da Indonésia, e elas são muçulmanas, e usam o hijab, e isto foi algo que surpreendeu a todos.

Elas são bem jovens ainda, é fato. E sim, o som da banda é energético, assim como os seus concertos são fortes e capazes de envolver as pessoas que estão vendo a banda. Como musicista, e percebo que elas ainda têm muito a se desenvolver em termos de conhecimento musical, é verdade. Mas, repare na baixista da banda. Ela já mostra muito talento no seu instrumento musical. Sinta o ritmo forte da baterista da banda. E note que a guitarrista e vocalista está se desenvolvendo muito bem!

No entanto, algo aconteceu com elas que não tem nada a ver com a MÚSICA. O fato é que as pessoas olharam para elas não por sua música, mas pelo fato de que elas são muçulmanas, e usam véu islâmico! Isto as faz serem vistas como algo exótico, transgressor, desafiador, misterioso. Isto as faz serem vistas quase como uma “atração de circo”! É algo justo, certo, consciente? Não! Não é! Mas, sinceramente, E DAÍ? Isto realmente importa?

Eu penso que isto realmente não importa. O que importa, é o que elas fizeram com isto! O que realmente importa, é a resposta delas a este fato, um fato um tanto quanto estranho, e totalmente alienado do que as fez ter a banda: a música!

E é exatamente isto que acontece também comigo! E a resposta delas a esta atenção que as pessoas deram a elas, é exatamente a resposta que eu gostaria de dar! As pessoas olharam para elas por conta do véu, da religião delas, talvez da atitude. E elas aproveitaram a chance, a oportunidade, e mostraram o trabalho delas. Mostraram a que vieram. Elas viram as pessoas olharem para elas porque são três garotas muçulmanas que vestem o véu islâmico e tocam rock, e então elas tocaram de verdade, subiram nos palcos, lançaram os seus vídeos, a sua música, e fizeram as pessoas que olharam para elas conhecerem o trabalho delas.

Este é o caminho em direção à vitória, ao sucesso! Elas fizeram a parte delas, responderam da maneira certa, e estão ganhando o mundo com isto.

É interessante notar que o VoB foi lançado em 2015 na Indonésia. E é bem construtivo nós observarmos o que faz a diferença entre a capacidade de enxergar as oportunidades e aproveitá-las, o que demonstra consciência e inteligência, e a falta de capacidade de ter uma visão ampla, e realizar as coisas, fazer a sua parte, e fazer bem feito. Isto poderia incluir vários aspectos sociais, e poderia nos mostrar o que diferencia um povo que faz, daquele povo que não consegue fazer nada. Pessoas que se realizam, que constroem algo, que caminham para frente, em direção ao futuro e à conquista, de pessoas que não conseguem vencer porque não se movem de seu próprio lugar, e se acostumam com reclamações e frustrações, mas não conseguem ver que não se pode andar sem mover os próprios pés...

Parabéns VoB! Muito bem feito! Eu sinto orgulho de vocês, minhas queridas irmãs, e espero que as pessoas do meu país possam um dia ter este mesmo tipo de atitude, consciência, e visão...


I want to express my admiration and respect for my beloved sisters in Islam who are from VoB, because they are intelligent, expert and know how to do something that I have always wanted to do: GET THE CHANCE! ENJOY AND USE THE OPPORTUNITIES TO YOUR FAVOR.

Three young Indonesian girls created VoB, and they are Muslims, and use the hijab, and this was something that surprised everyone.

They are still very young and yes, the band's sound is energetic, just as their concerts are strong and capable of engaging people who are watching the band. As a musician, I realize that they still have a lot to develop in terms of musical knowledge and that is true, but notice the band's bass player. She already shows a lot of talent in her musical instrument. Feel the drummer's strong rhythm and note that the guitarist and vocalist is developing very well!

However, something happened to them. Something that is nothing to do with MUSIC. The fact is that people looked at them not because of their music, but because they are Muslim, and wear an Islamic veil! This makes them seen as something exotic, different, transgressor and mysterious. This makes them almost seen as a "circus attraction"! Is it fair, right, conscious? No but, honestly, SO WHAT? Does it really matter?

I think this doesn’t really matter. What matters is what they did with it! What really matters is their response to this fact, a fact somewhat strange, and totally alienated from what the band did: their music!

That is exactly what happens to me too, and their response to this attention that people gave them is exactly the answer I would like to give! People looked at them because of the veil, their religion, maybe their attitude, and they took the chance, the opportunity, and showed them their work. They showed what they came for!

They saw people look at them because they are three Muslim girls who wear the Islamic veil and play rock, and then they really played, they went up on stage, they released their videos, their music, and they made the people who looked for them to know their work.

This is the way to victory, to success! They have done their part, they have answered in the right way, and they are winning the world through it.

It is interesting to note that VoB was released in 2015 in Indonesia. It is very constructive for us to observe what makes the difference between the ability to see opportunities and take advantage of them, which demonstrates awareness and intelligence, and the lack of capacity to have a broad vision, and to do things, to do your part , and do well done.

This could include various social aspects, and could show us what distinguishes a people who do, that people who can’t do anything. People who realize, who build something, who go forward, toward the future and the conquest, of people who can’t overcome because they don’t move from their own place, and get accustomed to complaints and frustrations, but cannot see that you can’t walk without moving your own feet ...

Congratulations VoB! Well done! I am proud of you, my dear sisters, and I hope that the people of my country may one day have this same kind of attitude, conscience, and vision...

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Intellectual involution of the XXI century

Nowadays, some countries around the Earth are ...

Hoje em dia, alguns países ao redor da Terra estão...

Meanwhile, Brazil is ...

Enquanto isto, o Brasil está...


As mankind is intellectually involuted, nothing more fitting to these sad times than the Islamic State, which is not a State, and is not Islamic either ... but it is certainly satanic, and funded by one of the most satanic families in the world today , the one that was artificially placed in power there on the sides of the Arabian peninsula, you know? 😈

Como a Humanidade está intelectualmente involuída, nada mais apropriado para estes tristes tempos do que o Estado Islâmico, que não é um Estado, e nunca foi Islâmico... mas certamente é satânico, e financiado por uma das mais satânicas famílias do Mundo hoje, aquela que foi artificialmente colocada no poder lá para os lados da Península Arábica, sabe? 😈


This is the sad situation of the beginning of this XXI century, a century in which, even without having invented the TIME MACHINE, Humanity was able to intellectually return to the past ...

Esta é a triste situação do começo deste século XXI, um século em que, mesmo sem ter inventado a MÁQUINA DO TEMPO, a Humanidade foi capaz de intelectualmente voltar ao passado...

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Some questions and reflections on all this madness of our time

Porque as pessoas que levantam bandeiras de idéias libertárias são geralmente as mesmas pessoas que acham que têm o direito de julgar outras pessoas, dando assim origem ao PRECONCEITO?

Porque muitas pessoas que reclamam por serem vítimas de preconceito, seja ela por causa de sua etnia, ou religião, ou escolhas pessoais, também revelam preconceito em relação a outras pessoas?

Eu não estou escrevendo sobre o triste episódio que aconteceu em Charlottesville, nos Estados Unidos, nesta semana.

Eu estou escrevendo sobre o mundo, sobre as pessoas em todos os lugares, sobre este momento que vivemos.

Eu também não estou escrevendo sobre a Direita ou a Esquerda política, sabe? Eu acho que esta coisa política de Direita ou Esquerda é simplesmente um dinossauro que já morreu e se recusa a deitar no chão, algo pré-histórico e totalmente ultrapassado.

Estes são tempos difíceis e reacionários. Mas eu não perco a minha esperança, porque eu sei que nada pode deter a marcha da evolução da vida, e da evolução da humanidade e deste planeta.

O radicalismo, a brutalidade, e a explosão de idéias racistas, violentas, agressivas, e idéias baseadas em preconceito, tudo isto nada mais é do que um modelo social arcaico e agonizante, que dá os seus últimos gritos horríveis de protesto perante a morte iminente.

Mas, mesmo assim, percebam que este grito agonizante contamina tudo ao seu redor, e é desalentador ver tantas pessoas jovens contaminadas por estas idéias obscuras e ultrapassadas, jovens de idade, porém velhas em seus pensamentos e comportamentos.

E é triste ver algumas destas pessoas que se perdem em sua própria contradição de idéias, que levantam bandeiras libertárias e avançadas, mas praticam exatamente aquilo contra o qual protestam e reclamam.


Why are people who raise flags of libertarian ideas generally the same people who think they have the right to judge other people, thus giving rise to PRECONCEPT?

Why do many people who complain about being victims of prejudice, be it because of their ethnicity, religion, or personal choices, also reveal prejudice against other people?

I'm not writing about the sad episode that happened in Charlottesville, United States, this week.

I'm writing about the world, about people everywhere, about this moment that we live.

I'm not writing about the Right or the Left, either, you know? I think this political Right or Left thing is simply a dinosaur that has already died and refuses to lie on the ground, something prehistoric and totally outdated.

These are difficult and reactionary times. But I don't lose my hope, because I know that nothing can stop the march of the evolution of life, and the evolution of Mankind and this planet.

Radicalism, brutality, and the explosion of racist, violent, aggressive ideas and ideas based on prejudice are all nothing more than an archaic and agonizing social model that gives its last horrible shouts of protest at the impending death .

But even so, realize that this agonizing cry contaminates everything around you, and it's sad to see so many young people contaminated by these obscure and outdated ideas, young people but old in their thoughts and behaviors.

And it's sad to see some of these people who get lost in their own contradiction of ideas, who raise libertarian and advanced flags, but practice exactly what they protest and complain about.

De qualquer forma, eu realmente fiquei triste com toda esta loucura que aconteceu em Charlottesville. 😢

Anyway, I really was saddened by all this madness that happened in Charlottesville. 😢


terça-feira, 28 de março de 2017

Shame on you, Brazil! (3)


A carne (Brasil) está podre, e os abutres (corruptos e incompetentes) estão se alimentando em seu banquete.

Vergonha de você Brasil, com os seus esquemas podres de corrupção, com a sua incompetência, ineficiência, burrice, desonestidade e irresponsabilidade.

Os países de todos os cantos do mundo se esforçam para manter os seus mercados que foram conquistados, e para isto eles oferecem o melhor produto, e de forma clara, limpa, honesta. 

Mas o Brasil é o país onde tudo está errado. Eles pensam que o mundo inteiro é uma bagunça como o seu próprio país.

Agora, o Brasil vai ter de sofrer as consequências da sua própria irresponsabilidade e ignorância.

Eu sinceramente não tenho pena deste país...


The meat (Brazil) is rotten, and the vultures (corrupt and incompetent) are feeding on their banquet.

Shame on you Brazil, with your rotten schemes of corruption, your incompetence, inefficiency, stupidity, dishonesty and irresponsibility.

Countries from all corners of the world strive to maintain their markets that have been conquered, and for this they offer the best product, and in a clear, clean, honest way.

But Brazil is the country where everything is wrong. They think the whole world is a mess like their own country.

Now, Brazil will have to suffer the consequences of its own irresponsibility and ignorance.


I honestly do not feel sorry for this country...

Shame on you, Brazil! (2)

Os protestos aos domingos...

The protests on Sundays...


Você sai para passear, e você pode comprar pipoca, e você pode levar o seu cachorro para dar uma volta, e você pode levar a família para caminhar na avenida, e então aproveite e leve um cartaz com a sua bronca.

Então você volta para casa no final do dia, e você pode comer o seu jantar e tomar um café. E no dia seguinte, tudo continua igual! 

Vergonha de você, Brasil, que é fraco, que não se respeita, que não tem consciência, que não tem a capacidade de lutar pelo seu próprio país!

Pare o país em uma segunda-feira e permaneça parado até o fim da corrupção, e então você será respeitado, e aprenderá a respeitar a si mesmo.

Veja o que as verdadeiras nações fazem. Veja o que faz o povo da França, do Egito, da Itália, Inglaterra, Estados Unidos!


You go out for a walk, and you can buy popcorn, and you can take your dog for a walk, and you can take the family to walk the avenue, and then enjoy and take a poster with your anger.

Then you come home at the end of the day, and you can eat your dinner and have coffee. And the next day everything stays the same!

Shame on you, Brazil, who is weak, who does not respect himself, who is not aware, who does not have the capacity to fight for his own country!

Stop the country on a Monday and stand still until the end of the corruption, and then you will be respected, and you will learn to respect yourself.

See what real nations do. See what the people of France, Egypt, Italy, England, United States do!

Shame on you, Brazil! (1)

E a frase da semana é:

And the phrase of the week is:





If Brazilians were dinosaurs ...

... they would elect the Meteor!

domingo, 26 de março de 2017

THE TERRIFIED SOCIETY - Preface

Muitas pessoas acessam este blog e pensam que este é um blog sobre música.

Isto é um engano. Aqui há também poesia, prosa, pensamentos, emoções, arte, vida e muito mais...

Sim, eu falo muito sobre música, e sobre guitarra. Atualmente, eu falo muito sobre isto. Ok, eu sou uma musicista, e uma guitarrista. Música é o meu trabalho, a minha vida, a minha tradução da existência, e a maneira como eu falo com o mundo.

Mas há aqui muito mais...

O texto a seguir é longo. Eu sempre publico textos em português, e em inglês. Como o texto a seguir é longo, eu optei por publicar duas versões do mesmo texto: uma versão em português, e outra em inglês.

Isto é o que eu penso sobre esta questão atual, e complexa.


Many people visit this blog and think this is a blog about music.

This is a mistake. Here there is also poetry, prose, thoughts, emotions, art, life and much more...

Yes, I talk a lot about music, and about guitar. I talk about this a lot today. Okay, I'm a musician, and a guitarist. Music is my work, my life, my translation of existence, and the way I speak to the world.

But there is much more here...

The following text is long. I always publish texts in Portuguese, and in English. As the following text is long, I opted to publish two versions of the same text: one version in Portuguese, and another in English.

This is what I think about this current and very complex issue.

A Sociedade Aterrorizada


A “guerra” contra os crimes denominados pela mídia como atos de terrorismo é uma guerra destinada ao fracasso, porque ela alimenta o caos, favorece os grupos que fomentam este tipo de ato criminoso, serve aos propósitos dos grupos de todos os lados que são beneficiados com a carnificina, e não combate a raiz do grande problema social que leva uma multidão de pessoas a se tornarem vulneráveis e pré-dispostas a praticarem estes atos. Assim como o combate ao tráfico de drogas, fadado sempre ao fracasso, como bem demonstra a história recente da sociedade humana, este combate ao que se denomina “terrorismo” é burro, brutal, e totalmente ineficiente. E pior, contamina a frágil capacidade de raciocínio da humanidade atualmente que, respondendo da forma esperada, dada a capacidade limitada e a regressão intelectual da atualidade, piora ainda mais o problema, e colabora com todos os grupos que, na disputa clara pelo poder político e econômico, se beneficiam do caos no qual vivemos hoje

Em primeiro lugar, precisamos analisar dois aspectos desta questão de forma sincera: o primeiro aspecto é exatamente o fato de que as pessoas são orientadas a usar o termo “terrorismo” apenas para os abomináveis atos provocados por grupos guerrilheiros oriundos do Oriente Médio, o que por si só já é uma expressão de preconceito, uma grande mazela da humanidade atualmente. Infelizmente, fato é que estes atos estão sendo praticados por inúmeros grupos oriundos de todos os lugares, sociedades, nacionalidades, e sempre as vítimas são pessoas civis, mortos inocentes, cidadãos comuns, países, cidades, homens, mulheres, crianças, idosos, que apenas estavam cuidando da sua própria vida, que apenas estavam vivendo, e foram arrancados da sua vivência de forma brutal, violenta, nojenta.

O seguindo aspecto a ser analisado é comum ao alegado combate ao tráfico de drogas: quem, ou afinal, quais os grupos, de todos os lados, que se beneficiam com toda esta ignorância, com toda esta tragédia? Porque ambos os alegados “combates” são na verdade grandes tragédias que estão vitimando inocentes e provocando a perda de vidas humanas aos milhares. Ambos estão fazendo o sangue jorrar sobre a terra...

Quanto aos grupos que, de qualquer forma, seja por iniciativa própria, ou por ordem de terceiros de outros lados da questão que se alimentam deste sangue jorrado, o que os alimenta em termos de fator humano é justamente a MISÉRIA, o DESESPERO, a EXCLUSÃO, a FALTA DE PERSPECTIVA humana... Tudo isto é fruto de um jogo sujo, jogado nos bastidores do poder, e que tem como um dos principais veículos a CORRUPÇÃO.

É fato claro que estes atos, como o mais recente, praticado contra cidadãos londrinos, NADA TEM A VER COM RELIGIÃO. No entanto, a população mundial é levada a pensar que sim! Que estes atos são “religiosos”. Que a culpa é da Religião A, ou B, quando isto, na verdade, nada tem a ver com Religião nenhuma. A um tempo atrás, alguém me perguntou porque os países “muçulmanos” não ajudam as pessoas da Síria. Em primeiro lugar, não existe nenhum país muçulmano no mundo. Em segundo lugar, o conflito na Síria nada, nada mesmo, tem a ver com Religião nenhuma, e isto fica claro quando a pessoa tem a lucidez de simplesmente pegar um mapa e perceber a posição geográfica estratégica e única da Síria, um país que justamente a rota comercial fundamental entre Ásia, e Europa, e daí, o mundo todo! E que tem um ditador no poder, que sucedeu ao seu pai, outro ditador. Quem financia tudo isto? Quem financia os dois lados do conflito? Quem se beneficia com a manutenção do ditador no poder? E quem se beneficiaria com a sua queda? Estas são perguntas que precisam ser feitas.

Então precisamos quebrar a visão equivocada de que existe o Ocidente e o Oriente. Isto não existe! Existe um planeta ÚNICO, chamado Terra, que está sendo destruído por uma espécie... a espécie humana! Que está sendo massacrada por seus próprios erros e por sua própria ganância!

Precisamos superar esta visão equivocada! Se não fizermos isto, se não evoluirmos enquanto espécie, nós vamos destruir o planeta inteiro, e vamos nos levar à extinção!

Se conseguirmos esta evolução, então poderemos enxergar que enquanto houver no mundo populações inteiras vitimadas pela FOME, pelo PRECONCEITO, pela EXCLUSÃO SOCIAL, pelo DESESPERO, pela DESESPERANÇA, pela TOTAL FALTA DE PERSPECTIVA, de FUTURO, haverá terrorismo. Haverá mortes, conflitos, medo, raiva, ódio, e covardia.

Porque as pessoas que se tornam “soldados” destes grupos obscuros que nada mais buscam do que o poder geopolítico e econômico, e se dispõem a doar a sua preciosa vida (e alma, para aqueles que têm fé), levando consigo centenas e às vezes milhares de pessoas, explodindo bombas, estas pessoas são levadas a isto justamente pela FOME, pelo PRECONCEITO, pela EXCLUSÃO SOCIAL, pelo DESESPERO, pela DESESPERANÇA, pela TOTAL FALTA DE PERSPECTIVA, de FUTURO!

Quebrem isto, e vocês quebrarão a única fonte que fornece o elemento humano destes grupos! Se houver INCLUSÃO, DIÁLOGO, MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA, ALIMENTO, PAZ, FUTURO, não haverá como estes grupos covardes existirem. E eu lamento informar que não há outro caminho, e esta insanidade toda só irá terminar quando a humanidade for capaz de perceber isto...

É como o combate ao tráfico de drogas! Ele só serve para fortalecer e ajudar os cartéis do tráfico! Da mesma forma, esta expressão de imbecilidade que é o combate ao assim chamado “terrorismo” só serve para perpetuar e fortalecer estes grupos!

Precisamos evoluir, porque a humanidade está caminhando no caminho errado...

domingo, 28 de agosto de 2016

My Dear Hater...



Salam a todos,

Faz tempo que eu penso em escrever um texto como este aqui no meu blog, mas nunca tenho tempo suficiente para desenvolver a idéia.

Agora eu tenho um tempinho, então eu resolvi escrever este texto, direcionado principalmente às pessoas que não se conformam com o fato de... bem, eu não sei, tá bom? =D Talvez com o fato de eu existir... não sei mesmo, porque todo ser humano é um universo em si mesmo. E é nesta parte que existe de fato a grande solidão humana, porque você pode até entender a pessoa que está ao seu lado, mas você só entende a parte que você conhece. E você conhece pouco, eu lhe garanto, e todos nós somos assim.

Bem, em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que eu estou escrevendo este texto banhada, como sempre, em sentimentos de PAZ, HARMONIA, AMOR UNIVERSAL, e PROSPERIDADE.

Não há em mim nenhum sentimento negativo. E isto é resultado de uma intensa busca interior por LUZ, por CRESCIMENTO ESPIRITUAL, por ELEVAÇÃO DE PENSAMENTOS, e de SENTIMENTOS.

Meu querido "hater":

Eu quero dizer a você, com toda a sinceridade do meu coração, que eu te amo. E que, nas pouquíssimas vezes em que eu me deparo com você, cheio de ódio e rancor, despejando toda a sua raiva em forma de críticas e ofensas dirigidas a mim, nas pouquíssimas vezes que eu vejo isto, eu procuro transmitir a você, meu querido hater, sentimentos puros de paz, harmonia, e bençãos.

Mas são muito poucas as vezes em que eu vejo algo assim por aí, porque simplesmente eu não ligo mesmo para isto. Só que o meu "não ligar" não quer dizer te ignorar com sentimentos de fazer pouco caso de ti. Quer dizer simplesmente que eu não deixo o meu coração se sujar com rancor, ódio, ou algo assim, E quer dizer também que, para mim, a sua opinião não quer dizer simplesmente nada, porque eu vou continuar a existir, eu vou continuar a ser feliz, eu vou continuar a me importar com a paz do mundo, com o amor universal, com a fraternidade, e eu vou continuar a ser uma mulher muçulmana, vou continuar a usar o meu niqab que eu tanto amo, e eu vou continuar a ser uma guitarrista profissional.

Ou seja, nada vai mudar.

Porque em primeiro lugar, eu sou sinceramente uma criança! E eu agradeço a Allah por ser uma criança, e por Ele ter conservado em mim o meu coração de criança. Então, eu lamento, mas eu não compartilho do seu sentimento de ódio, de rancor, de preconceito, de repúdio, de nada disto. E se eu não compartilho destes seus sentimentos, então eu vou continuar em paz, feliz, em harmonia, e sorrindo aqui.

E em segundo lugar, porque o problema não está e mim. O problema está em você. Eu cuido de mim, muito bem, Alhamdulillah. Será que você tem cuidado do seu coração, da sua mente e de você também?

Não digo que não, mas fica aí a pergunta no ar, tá bom?

Eu lutei muito, e luto muito para chegar até aqui onde cheguei, e vou continuar a lutar para superar a mim mesma, em termos de alcançar a elevação da minha alma, em busca da luz, em busca do meu desenvolvimento enquanto pessoa. E isto inclui cuidar de mim mesma, não me deixar contaminar por coisas obscuras como ódio, vingança, raiva...

A vida é muito curta, e passa rápido. Eu não desperdiço a minha vida e não saboto a minha saúde emitindo energias ruins contra outras pessoas. No fundo, por eu ser mesmo uma criança, eu invariavelmente procuro sempre vibrar energias boas para todas as pessoas. Eu sou assim, não consigo ser de outro jeito.

E não há nada neste universo que vai fazer eu tirar o meu niqab, ou deixar de ser uma muçulmana, ou deixar de tocar guitarra, porque eu sou assim! E eu me amo, e sou muito feliz por ser eu mesma, tá bom?

Então, meu querido hater, eu quero dizer que eu te amo, tá bom? E que eu realmente não ligo. Até porque, muito provavelmente, eu não vou nem ficar sabendo do que você fala de mim, e muito menos vou ler o que você escreve contra mim. Não vou mesmo. Eu prefiro ler um bom livro, me dedicar à minha arte, à minha música, trabalhar, estudar, viver, sorrir, e continuar em frente sempre, em direção à luz, como sempre.

Eu me ocupo disto e o tempo tem me mostrado que eu estou certa.

Fique em paz, e que você seja sempre abençoado, tá bom?

Salam =)


Salam to all of you people,

Long time I think of writing a text like this here in my blog, but I have never enough time to develop the idea.

Now I have a little time, so I decided to write this text, mainly directed to people who are not satisfied with the fact that... well, I don't know, okay? =D

Maybe with the fact that I exist ... I don't even know, because every human being is a universe in itself. And it's this part that there is indeed the great human loneliness, cause you can even understand the person who is on your side, but you only understand the part you know. And you know just a little part, I assure you, and we are all in this way.

Well, first, I would like to say that I'm writing this text immersed, as always, in feelings of PEACE, HARMONY, UNIVERSAL LOVE, and PROSPERITY.

There are no negative feelings in me. And this is the result of an intensive search for inner LIGHT, by SPIRITUAL GROWTH by LIFTING THOUGHTS, and FEELINGS.

My dear "hater":

I want to tell you, with all the sincerity of my heart, that I love you. And that, in the very few times that I see you, full of hatred and resentment, pouring all their anger in the form of criticism and insults addressed to me, the very few times I see this, I try to convey to you, my dear hater, pure feelings of peace, harmony, and blessings.

But there are very few times when I see something there, simply because I don't really care for it. But my "I don't care" doesn't mean to ignore you with feelings of despising you. I mean simply that I don't let my heart get dirty with bitterness, hatred, or something, and also means that, for me, your opinion doesn't simply want to say anything because I will continue to exist, I will continue to be happy, I will continue to care about peace in the world, with universal love, with brotherhood, and I will continue to be a Muslim woman, I continue to weat my niqab that I love so much, and I will continue being a professional guitarist.

That is, nothing will change.

Because first, I'm honestly a child! And I thank Allah for being a child, and that He has saved me my child's heart. So I'm sorry, but I don't share your sense of hatred, malice, prejudice, rejection, of any of this. And if I don't share these feelings, so I'll go in peace, happy, in harmony, and smiling here.

And secondly, because the problem is not me. The problem is you. I take care of me very well, Alhamdulillah. Will you have care of your heart, your mind and you too?

I don't say no, but then the question remains in the air, okay?

I fought hard and fight hard to get here where I am, and I will continue to fight to overcome myself, in terms of achieving, the elevation of my soul, in search of light, in search of my development as a person. And that includes taking care of myself, not let me contaminated by obscure things like hatred, revenge, anger ...

Life is too short, and goes fast. I don't waste my life and don't sabotage my health emitting bad energy to other people. Basically, because I'm even a child, I always try to vibrate good energy for all people. That's how I am, I can't be otherwise.

And there is nothing in this universe that will make me take off my niqab, or ceases to be a Muslim, or stop to play guitar, because that's my way! And I love myself, and I'm very happy to be myself, okay?

So, my dear hater, I want to tell you that I love you, okay? And I really don't care. Because, most likely, I will not even be aware of what you talk about me, or read what you write against me. I will not even. I'd rather read a good book, dedicate myself to my art, my music, work, study, live, smile, and keep going forever, toward the light, as always.

I always did it and time has shown me that I'm right.

Peace for you, and you are always blessed, okay?

Salam =)

quarta-feira, 25 de março de 2015

The Torn Veil



Não sei, acho que eu ando um tanto quanto cansada de redes sociais. 

Talvez eu comece a escrever mais abobrinhas aqui mesmo no meu blog, quem sabe me dedicar e me focar mais no blog do que Facebook, é verdade que eu ando sem muito tempo para escrever, e escrever é algo que me faz muita falta, mas quando eu penso em escrever algo e começo a escrever em rede social, algo me faz parar e uma voz silenciosa e enigmática, quase imperceptível, começa a falar para mim algo como "não vale a pena"...

Eu acho também que eu estou me tornando mais introspectiva, e eu não sei se esta é a palavra certa para definir o que eu quero dizer (eu nunca sei ao certo). Talvez eu esteja mais ocupada em dialogar comigo mesma, sabe? Um diálogo interno. Ou talvez eu esteja me tornando mais reflexiva, mais observadora, porque para mim esta é também uma maneira de aprender, e me desenvolver. Mais do que argumentar, dialogar, não ando ultimamente com muita paciência para isto já que, devido ao estágio humano atual, a troca nem sempre é engrandecedora, ou enriquece a alma e o intelecto.

O que eu sei é que talvez eu possa surpreender muitas pessoas quando eu começo a vomitar as minhas reflexões e os meus pensamentos, principalmente os mais desavisados, e talvez desinformados, que certamente olham para mim e pensam que podem me traduzir totalmente com base na minha aparência... tolo engano, sou muito mais profunda do que posso parecer à primeira vista.

Sei que quanto mais eu conheço as crenças instituídas, mais eu percebo que a humanidade está de fato carente de evolução! Mas as crenças instituídas, em meu conceito, não se referem somente às crenças religiosas. Não! de maneira alguma! Isto seria como colocar viseiras em minha visão, seria como delimitar o horizonte, dizer que a partir de um certo ponto, é o fim do Universo, e talvez o Universo tenha mesmo fim, mas até agora o conhecimento humano ainda não foi hábil o suficiente para alcançá-lo, e percebê-lo.

Para mim há uma grande diferença entre aquilo que faz parte da crença pessoal, e a instituição de um conceito ligado à esta crença. A crença pessoal é algo, ou alguma coisa, na qual um indivíduo acredita. Ela pode ser sim uma crença religiosa, ou então até mesmo a crença não religiosa, pode ser uma idéia, pode ser uma visão de mundo, de si mesmo, do outro, do mundo no qual a pessoa está inserida, pode ser muitas coisas.

Já a instituição não, ela quer definir, classificar, nomear, quantificar, julgar, enquadrar.

O tempo em que vivemos hoje é de fato uma era conturbada, muitas vezes caótica, violenta, radicalizada, brutal, ignóbil. Vemos pessoas defendendo a sua bandeira como se fosse a única bandeira correta, e quem segue outra bandeira, deve ser destruído, anulado, aniquilado.

Então vemos uma verdadeira horda de radicaizinhos marchando como manadas em um campo, pastando neste mundo e deixando para trás o seu rastro de intolerância. Temos radicais de esquerda, e radicais de direita, radicais religiosos, e radicais ateus, temos torcedores radicais, artistas radicais, cientistas radicais, líderes radicais. Temos os radicais contra, em guerra com os radicais a favor.

Um é azul, e afirma que todos devem ser azuis, e quem não for azul está errado.

Outro é cinza, e é contra quem é azul, e defende a idéia de que quem é azul deve ser aniquilado.

E todos são intolerantes, prepotentes, brutais, e opressores.

Nós seres humanos, já fomos outrora mais desenvolvidos, e isto é algo realmente chocante de se observar. Já fomos mais evoluídos, e atualmente lembramos mais os nossos longínquos antepassados do que os nossos predecessores recentes.

Alguém me disse que algo grande está para acontecer, e que no momento a humanidade está passando por uma grande seleção, então é por isso que temos a radicalização, a ignorância e a brutalidade marcando esta era. Eu fico pensando nisto, refletindo sobre isto, e talvez esta pessoa tenha mesmo razão.

Sei que eu ando cansada de muitas coisas, e isto não quer dizer que eu esteja deprimida, ou desiludida, apenas acho que eu preciso aprender a conviver com isto, apenas isto, mas eu tenho certeza de que eu quero mais o amanhã do que o hoje, e fico grata pelo ontem, mas preciso e quero caminhar e olhar para frente.

E quanto mais eu penso sobre isto, mais ainda eu concluo que a humanidade precisa urgentemente evoluir de verdade...


I don't know, I think I've been tired of social networks.  

Maybe I'll start writing more right here on my blog, perhaps dedicate and focus me more in the blog that Facebook. I walk without much time to write, it's true, and writing is something I miss, but when I think of writing something and start writing on social network, something stops me and a silent and enigmatic voice, almost imperceptible, starts talking to me something like "not worth"...

I also think I'm becoming more introspective, and I don't know if this is the right word to define what I mean (I never know for sure). Maybe I'm more engaged in a dialogue with myself, you know? An internal dialogue. Or maybe I'm becoming more reflective, more observer cause, for me, this is also a way to learn and develop myself. More than argue, discuss, I have no patience for it since, due to the current human stage, the exchange is not always aggrandizing, or enriches the soul and the intellect.

What I do know is that maybe I can surprise many people when I start throwing up my thoughts, especially the most unsuspecting, and perhaps uninformed, which certainly look at me and think they can translate me totally based on my llok... foolish mistake, I'm much deeper than can be seen.

I know that the more I know the established beliefs, more I realize that mankind is little evolved! But the established beliefs, in my concept, do not refer only to religious beliefs. Not! No way! This would be like putting blinders in my view, would be like defining the horizon, say that from a certain point, it's the end of the universe, and perhaps the universe has the end, but so far the human knowledge has not yet skilled enough to achieve it, and see it.

For me there is a big difference between what is part of the personal belief, and the establishment of a concept linked to this belief. The personal belief is something in which a person believes. It can be rather a religious belief, or even non-religious belief, it may be an idea, can be a world view, of itself, on the other, the world in which the person is inserted, can be many things.

And the institution wants to define, classify, name, quantify, judge, framing.

The time we live in today is indeed a troubled era, often chaotic, violent, radicalized, brutal, ignoble. We see people defending their flag as if it were the only correct flag, and those who follow other flag should be destroyed, annulled, annihilated.

Then we see a real horde of radicals marching as herds in a field, grazing in this world and leaving behind its trail of intolerance.We have radical left, and right-wing radicals, radical religious, atheists, radical fans, radical artists, scientists, leaders. We can see radicals against, at war with the radicals in favor.

One is blue, and says that everyone should be blue, and who is not blue is wrong.

Another is gray, and he is against whom is blue, and supports the idea that whoever is blue must be annihilated.

And all are intolerant, arrogant, brutal, and oppressive.

We humans were already more evolved, and this is something really shocking to watch. We have been more developed, and currently we remember our most distant ancestors than our recent predecessors.

Someone told me that something big is about to happen, and in this time humanity is going through a great selection, so that's why we have more radicalization, ignorance and brutality marking this era. I'm thinking about it and perhaps this person is right.

I know I've been tired of many things, and this does not mean that I'm depressed or disappointed, just think I need to learn to live with this, just this, but I'm sure that I want more tomorrow than today, and I'm grateful for yesterday, but I need and want to walk and look forward.

And the more I think about it, even more I conclude that humanity urgently needs evolution...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Pequeno comentário sobre a inveja - Small comment about envy

Este é um post pessoal e um aviso: ninguém é trouxa...

É preciso ter garra, é preciso ter coragem, é preciso ser forte para alcançar algo, mesmo quando todos lhe dizem que você não vai conseguir, que não vai dar certo, que não é possível.

É preciso ter coerência e ser sempre aprendiz para ter humildade o bastante para aprender com o tempo, e um dia chegar a sentir que você pode ser ao menos estudante da sabedoria. É preciso de fato acreditar em você, é preciso de fato ser forte.

Muitas pessoas não conseguem esta façanha de encarar o caminho de frente, e transformar a sua vida em uma única epopéia, muitos não conseguem e desistem sim pelo caminho.

E não há nenhum problema com isto, já que não cabe a ninguém o julgamento, e no meu caso, eu que sou muçulmana acredito que o julgamento só cabe a Allah, e ninguém mais.

E também não há problema com isto porque não existe uma cartilha perfeita que indica onde está exatamente a felicidade para cada um, mas algumas pessoas que são guerreiras em sua alma decidem ir em frente e caminhar porque talvez o desafio, e a batalha, sejam verdadeiramente os prêmios que estas pessoas almejam.

Até aí tudo bem, até o momento em que o olhar faísca e queima com a INVEJA...

A inveja é realmente a marca típica do medíocre, e uma perfeita e clara confissão de inferioridade...

Mas ela também é um ótimo veículo para você descobrir quem de fato é seu amigo, e quem não presta, não tem caráter, e não vale nada... 

Aliás, no caso destes dois, que um dia foram músicos e não são mais, e tocaram na banda que eu toco, a própria história deles prova isto, tá bom? #prontofalei ;)

terça-feira, 29 de abril de 2014

O Silêncio


O silêncio é o porto de partida para muitas rotas diferentes que cruzam o mar da existência. É como um caminho que leva a muitas e diferentes dimensões.

O silêncio pode ser infinitamente mais ensurdecedor do que o mais alto dos barulhos, ele pode ser também uma tradução da paz interior, ou o caminho para uma profunda reflexão, mas ao mesmo tempo pode ser também o momento que antecede uma explosão, uma revolução, ou uma tempestade mortal.

O silêncio pode trazer uma mensagem ao coração, ou pode ser também o momento de profunda tristeza e decepção, pode até levar à morte, principalmente quando ele é a tradução da opressão, da exclusão, da injustiça...

O silêncio pode ser algo profundamente desejado, e por outro lado pode ser a mordaça que precisa ser arrancada, pode ser o caminho para a paz, pode ser o caminho para a morte!

Pessoalmente eu tenho medo do meu silêncio, porque ele pode ter muitos significados, pode ser o mistério, pode ser a reflexão, pode ser a calmaria antes da reação.

Pode ser também que o meu silêncio, quando surge, seja sinal de mais uma época de mudanças, mas sinceramente quando é, eu encaro! Porque eu tenho coragem! Porque Allah me fez assim, tá bom?


quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Olhando o Brasil...




Este post é uma repercussão de um texto que eu li a alguns dias na internet.

Eu achei bem interessante porque se a história for verdadeira, ela reflete o olhar do outro, ou seja, de alguém que é de outro país e morou aqui durante um tempo, sobre o Brasil.

Eu concordo totalmente com algumas opiniões listadas, mas também discordo de outras, então resolvi escrever sobre isto dando a MINHA OPINIÃO (que é diferente da verdade absoluta... eu detesto gente que se acha dona da verdade absoluta, tá bom?).


Diz o texto que um homem dos Estados Unidos, casado com uma mulher brasileira, morou em São Paulo durante 3 anos e depois voltou para os Estados Unidos. E então ele resolveu fazer uma lista com os motivos pelos quais ele odiou morar no Brasil, e esta lista foi complementada por um fórum na internet.

Vamos ao texto complementado pela minha opinião à respeito:


1. Os brasileiros não têm consideração com as pessoas fora do seu círculo de amizades e muitas vezes são simplesmente rudes. Por exemplo, um vizinho que toca música alta durante toda a noite… E mesmo se você vá pedir-lhe educadamente para abaixar o volume, ele diz-lhe para você “ir se fud**”. E educação básica? Um simples “desculpe-me “, quando alguém esbarra com tudo em você na rua simplesmente não existe.
Bem, eu concordo em parte com esta primeira afirmação. Esta não era uma característica do povo do Brasil a até alguns anos atrás mas, infelizmente, ao menos aqui em São Paulo, atualmente é assim que o povo em geral se comporta. O que eu sinto é que se o contato é superficial ele se dá de forma cordial, como é o caso de um pedido de informação sobre localização de determinada rua, ou algo assim. Mas basta este contato se tornar pessoal como o exemplo citado, um esbarrão, e a brutalidade aparece. Porém esta característica não está presente apenas no Brasil, pare de andar por qualquer motivo em uma calçada do centro de Nova Iorque e provavelmente você será ofendido e pisoteado...


2. Os brasileiros são agressivos e oportunistas, e, geralmente, à custa de outras pessoas. É como um “instinto de sobrevivência” em alta velocidade, o tempo todo. O melhor exemplo é o transporte público. Se eles vêem uma maneira de passar por você e furar a fila, eles o farão, mesmo que isso signifique quase matá-lo, e mesmo se eles não estiverem com pressa. Então, por que eles fazem isso? É só porque eles podem, porque eles vêem a oportunidade, por que eles querem ganhar vantagem em tudo. Eles sentem que precisam sempre de tomar tudo o que podem, sempre que possível, independentemente de quem é prejudicado como resultado.
Eu concordo totalmente com esta segunda afirmação, infelizmente. A falta de civilidade e a mania de levar vantagem sobre o outro aqui é regra quase que geral, algo muito feio e lamentável.


3. Os brasileiros não têm respeito por seu ambiente. Eles despejam grandes cargas de lixo em qualquer lugar e em todos os lugares, e o lixo é inacreditável. As ruas são muito sujas. Os recursos naturais abundantes, como são, estão sendo desperdiçados em uma velocidade surpreendente, com pouco ou nenhum recurso.
Verdade! As ruas e calçadas das cidades brasileiras são incrivelmente imundas e as pessoas aqui não têm o menor respeito pelo seu próprio meio ambiente. Porém devemos nos lembrar de que em termos de poluição do meio ambiente, NINGUÉM polui mais do que os Estados Unidos.

4. Brasileiros toleram uma quantidade incrível de corrupção nos negócios e governo. Enquanto todos os governos têm funcionários corruptos, é mais comum e desenfreado no Brasil do que na maioria dos outros países, e ainda assim a população continua a reeleger as mesmas pessoas.
Verdade absoluta! O brasileiro continua a eleger os mesmos corruptos e ladrões de sempre. A impunidade é desenfreada e praticada sem o menor pudor, e mesmo assim o povo continua a votar nos mesmos pilantras de sempre.

5. As mulheres brasileiras são excessivamente obcecadas com seus corpos e são muito críticas (e competitivas com) as outras.
Bem, na verdade eu atribuo esta afirmação ao fato dela ter sido feita por um homem. E assim como todos os homens, este não entendeu ainda que nós mulheres somos sim críticas e competitivas entre nós, tá bom? E sim, somos em geral obcecadas com nossos corpos, em parte por conta da objetificação do corpo feminino como consumidor e ao mesmo tempo objeto de consumo, em parte por nossa natureza... talvez aqui no Brasil sejamos mais sinceras em relação à competição e crítica, talvez em outros países isto seja mais velado, mas o universo feminino é assim e ponto, tá bom?


6. Os brasileiros, principalmente os homens, são altamente propensos a casos extraconjugais. A menos que o homem nunca saia de casa, as chances de que ele tenha uma amante são enormes.
Verdade, não tenho nem o que comentar em relação a isto.


7. Os brasileiros são muito expressivos de suas opiniões negativas a respeito de outras pessoas, com total desrespeito sobre a possibilidade de ferir os sentimentos de alguém.
Concordo plenamente com esta afirmação. Concordo mesmo! Não sei se isto está presente em outros povos, mas a falta de respeito, em geral fruto da imensa ignorância da maioria da população, é berrante no Brasil. E a grande mentira é que aqui há convivência pacífica. Esta convivência pacífica é uma fina e frágil casca de ovo que mal consegue disfarçar a desavença.


8. Brasileiros, especialmente as pessoas que realizam serviços, são geralmente malandras, preguiçosas e quase sempre atrasadas.
Concordo plenamente com esta afirmação. O Brasil se tornou o país da incompetência total, da falta de responsabilidade, e da mania de tentar varrer a sujeira para baixo do tapete caso algo saia errado, vide áreas de saúde, e outras.


9. Os brasileiros têm um sistema de classes muito proeminente. Os ricos têm um senso de direito que está além do imaginável. Eles acham que as regras não se aplicam a eles, que eles estão acima do sistema, e são muito arrogantes e insensíveis, especialmente com o próximo.
Na verdade, os ricos aqui não acham que estão acima do sistema: eles estão acima do sistema, simplesmente porque o sistema no Brasil está falido e moribundo, e não há sequer a aplicação das fracas leis que já existem. Esta aplicação se dá de acordo com o bolso da pessoa envolvida, e sua habilidade de presentear e recompensar.


10. Brasileiros constantemente interrompem o outro para poder falar. Tentar ter uma conversa é como uma competição para ser ouvido, uma competição de gritos.
Concordo, não tem nem o que acrescentar neste ponto.


11. A polícia brasileira é essencialmente inexistente quando se trata de fazer cumprir as leis para proteger a população, como fazer cumprir as leis de trânsito, encontrar e prender os ladrões, etc. Existem Leis, mas ninguém as aplica, o sistema judicial é uma piada e não há normalmente nenhum recurso para o cidadão que é roubado, enganado ou prejudicado. As pessoas vivem com medo e constroem muros em torno de suas casas ou pagam taxas elevadas para viver em comunidades fechadas.
Concordo totalmente com esta afirmação mas eu penso que a polícia brasileira na verdade é uma das vítimas de um sistema legislativo ineficiente, corrompido e tendencioso, e de um meio ambiente totalmente sufocado por corrupção e negócios obscuros. Um dado curioso é que a polícia está sempre presente em ocorrências que são retratadas na mídia, em programas policiais, em fatos que geram notícias mas, seja assaltado e chame a polícia para você ver o drama que é para sequer aparecer uma viatura...


12. Os brasileiros fazem tudo inconveniente e difícil. Nada é simplificado ou concebido com a conveniência do cliente em mente, e os brasileiros têm uma alta tolerância para níveis surpreendentes de burocracia desnecessária e redundante. Brasileiros pagam impostos altos e taxas de importação que fazem tudo, especialmente produtos para o lar, eletrônicos e carros, incrivelmente caros. E para os empresários, seguindo as regras e pagando todos os seus impostos faz com que seja quase impossível de ser rentável. Como resultado, a corrupção e subornos em empresas e governo são comuns.
Concordo totalmente. A carga de impostos e seus valores no Brasil é surreal de tão absurda, e o povo ou abaixa a cabeça e paga, ou corrompe e é corrompido.

14. Está quente como o inferno durante nove meses do ano, e ar condicionado nas casas não existe aqui, porque as casas não são construídas para ser herméticamente isoladas ou incluir dutos de ar.
Concordo em parte com esta afirmação levando em consideração o tamanho e a variedade de realidades do país.

15. A comida pode ser mais fresca, menos processada e, geralmente, mais saudável do que o alimento americano ou europeu, mas é sem graça, repetitivo e muito inconveniente. Alimentos processados, congelados ou prontos no supermercado são poucos, caros e geralmente terríveis.
Discordo radicalmente, ou este senhor não tem paladar ou passou 3 anos comendo só arroz e feijão e aí a culpa não é do Brasil. A culinária brasileira é extremamente rica, variada, saborosa, e aromática, é fruto do sincretismo de diversos elementos assim como suas raízes e eu acho que ele não teve muita oportunidade de descobrir isto.


16. Os brasileiros são super sociais e raramente passam algum tempo sozinho, especialmente nas refeições e fins de semana. Isso não é necessariamente uma má qualidade, mas, pessoalmente, eu odeio isso porque eu gosto do meu espaço e privacidade, mas a expectativa cultural é que você vai assistir (ou pior, convidar amigos e família) para cada refeição e você é criticado por não se comportar “normalmente” se você optar por ficar sozinho.
Subhanallah!! Eu concordo totalmente com isto, eu acho um exagero, e eu prefiro ter os meus momentos.



17. Brasileiros ficam muito perto, emocionalmente e geograficamente, de suas famílias de origem durante toda a vida. Como no #16, isso não é necessariamente uma má qualidade, mas pessoalmente eu odeio porque me deixa desconfortável e afeta meu casamento. Adultos brasileiros nunca “cortam o cordão” emocional e sua família de origem (especialmente as mães) continuam a se envolvido em suas vidas diariamente, nos problemas, decisões, atividades, etc. Como você pode imaginar, este é um item difícil para o cônjuge de outra cultura onde geralmente vivemos em famílias nucleares e temos uma dinâmica diferente com as nossas famílias de origem.
Eu acho que esta afirmação é muito relativa. Isto não é uma regra no país todo e entendo que um cidadão dos Estados Unidos pode ter estranhado já que lá a regra é: sair de casa, muitas vezes significa inclusive romper relações mesmo. Mas penso que ele talvez tivesse uma sogra daquelas hahahahaha =D



18. Eletricidade e serviços de internet são absurdamente caros e ruins.
Concordo totalmente: Eletricidade e serviços de internet, no Brasil, são um dos PIORES DO MUNDO, e um dos MAIS CAROS DO MUNDO. E o povo nada faz, apenas paga e abaixa a cabeça.


19. A qualidade da água é questionável. Os brasileiros bebem, mas não morrem, com certeza, mas com base na total falta de aplicação de leis e a abundância de corrupção, eu não confio no governo que diz que é totalmente seguro e não vai te fazer mal a longo prazo.
Muito relativo isto... dada a diversidade das realidades brasileiras, e o tamanho do país, isto é muito relativo, porém em São Paulo, onde este cidadão parece ter morado, a água é sim de boa qualidade e isto não é alegação governamental.


20. E, finalmente, os brasileiros só tem um tipo de cerveja (aguada) e realmente é uma porcaria, e claro, cervejas importadas são extremamente caras.
Bem, esta vigésima afirmação, não tenho nada para dizer sobre ela. Eu sou muçulmana, e além de ser uma mulher muçulmana, muito antes de me reverter ao Islam eu já era abstêmia, então não bebo nada que contém álcool, não gosto do gosto, não tenho como opinar à respeito disto, tá bom?

— Do Fórum —


21. A maioria dos motoristas de ônibus dirigem como se eles estivessem tentando quebrar o ônibus e todos dentro dele.
Totalmente verdadeiro, no país todo o transporte público é uma grande porcaria, e além de ser uma grande porcaria, é muito mal administrado, e operado.


22. Calçadas no meu bairro são cobertos com mijo e coco de cães que latem dia e noite.
Concordo totalmente, um horror brasileiro, no país todo, uma imundície total, falta de educação total, calçadas e parques e ruas emporcalhados e fedorentos.


23. Engarrafamentos de Três horas e meia toda vez que chove .
Concordo totalmente, em São Paulo, no Rio de Janeiro, porém em Nova Yorque também, em Roma, em qualquer lugar do mundo.


24. Raramente as coisas são feitas corretamente da primeira vez. Você tem que voltar para o banco, consulado, escritório, mandar e-mail ou telefonar 2-10 vezes para as pessoas a fazerem o seu trabalho.
Concordo plenamente com esta afirmação. É o país da incompentência geral, e da falta de responsabilidade total.


25. Qualidade do ar muito ruim. O ar muitas vezes cheira a plástico queimado.
Não concordo com esta afirmação de maneira nenhuma. Existem lugares no mundo todo, inclusive USA, com ar muito mais poluído e impróprio do que no Brasil, e há lugares sim no Brasil onde a qualidade do ar é excelente, inclusive em São Paulo.


26. Ir a Shoppings e restaurantes são as principais atividades. Não há nada pra fazer se você não gastar. Há um parque principal e está horrivelmente lotado.
Discordo totalmente, coisa de quem de fato não conhece o país.


27. O acabamento das casas é péssimo. Janelas, portas , dobradiças , tubos, energia elétrica, calçadas, são todos construídos com o menor esforço possível.
Tão verdade que tem pessoas que preferem casas e prédios antigos aos novos, tudo é uma porcaria e feito da maneira mais imbecil possível. Eu mesma prefiro prédios mais antigos e conservados.


28. Árvores, postes, telefones, plantas e caixas de lixo são colocados no centro das calçadas, tornando-as intransitáveis.
Totalmente verdade no país todo.


29. Você paga o triplo para os produtos que vão quebrar dentro de 1-2 anos, talvez ais.
Verdade, um dos preços mais altos do mundo por produtos de péssima qualidade, característica do Brasil.

30. Os brasileiros amam estar bem no seu caminho. Eles não dão espaço para você passar.
Verdade mesmo, o brasileiro não sabe andar e se comportar em sociedade. em geral o brasileiro sequer percebe que está prejudicando outras pessoas, ele sequer se liga nisto.


31. A melhor maneira de inspirar ódio no Brasil? Educadamente recusar-se a comer alimentos oferecidos a você. Não importa o quão válida é a sua razão, este é considerado um pecado imperdoável aos olhos dos brasileiros e eles vão continuar agressivamente incomodando você para comê-lo.
Hummmm, acho que não.


32. As pessoas vão apertar e empurrar você sem pedir desculpas. No transporte público você vai tão apertado que você é incapaz de mover qualquer coisa, além da sua cabeça.
Totalmente verdade. O transporte público brasileiro é um verdadeiro lixo, uma grande porcaria, e o comportamento do povo em geral é de acordo com a qualidade do transporte.


33 . O Brasil é um país de 3° mundo com preços ridiculamente inflacionados para itens de qualidade. Para se ter uma idéia, São Paulo é classificada como a 10ª cidade mais cara do mundo. (New York é a 32ª).
Totalmente verdade, o povo é feito de otário todos os minutos, paga um dos preços mais caros do mundo para tudo e por tudo.

34. A infidelidade galopante. Este não é apenas um estereótipo, tanto quanto eu gostaria que fosse. Homens na sociedade brasileira são condicionados a acreditar que eles são mais ” virís ” por sairem com várias mulheres .
Verdade.


35. Zero respeito aos pedestres. Sim, eles não param para você passar. Na melhor das hipóteses, eles vão buzinar.
Mesmo agora que temos leis sobre isto, isto é verdade. Porque lei no Brasil não quer dizer nada.


36. Quando calçadas estão em construção espera-se que você ande na rua. Alguns motoristas se recusam a fazer o menor desvio a sua presença, acelerando a poucos centímetros de você, mesmo quando a pista ao lado está livre.
Verdade mesmo.


37. Nem pense em dizer a alguém quando você estiver viajando para o EUA. Todo mundo vai pedir para você trazer iPods, X-Box, laptops, roupas, itens de mercearia, etc. em sua mala, porque eles são muito caros ou não disponíveis no Brasil.
Concordo em parte com isto. Ao menos no meu círculo social isto não é comum.


38. A menos que você goste muito de futebol ou reality shows (ou seja, do Big Brother), não há nada muito o que conversar com os brasileiros em geral. Você pode aprender fluentemente Português, mas no final, a conversa fica muito limitada, muito rapidamente.
Triste realidade.


39. Tudo é construído para carros e motoristas, mesmo os carros sendo 3x o preço de qualquer outro país. Os ônibus intermunicipais de luxo são eficientes, mas o transporte público é inconveniente, caro e desconfortável para andar. Consequentemente, o tráfego em São Paulo e Rio é hoje considerado um dos piores da Terra (SP, possivelmente, o pior). Mesmo ao meio-dia podem ter engarrafamentos enormes que torna impossível você andar mesmo em um pequeno trajeto limitado, a menos que você tenha uma motocicleta.
Verdade absoluta. Os preços mais caros do mundo pelos piores carros, enquanto o mundo todo desenvolve eficientes e modernos sistemas de transporte público variado, o Brasil tem um sistema de transporte horrível, atrasado, limitado, desconfortável, poluente, ineficiente, e absurdamente caro. A malha ferroviária brasileira é uma verdadeira e nojenta piada, por sinal.


40. Todas as cidades brasileiras (com exceção talvez do Rio e o antigo bairro do Pelourinho em Salvador), são feias, cheias de concreto, hiper-modernas e desprovidas de arquitetura, árvores ou charme. A maioria é monótona e completamente idênticas na aparência. Qualquer história colonial ou bela mansão antiga é rapidamente demolida para dar lugar a um estacionamento ou um shopping center.
Ah me poupe, né? Quem escreveu isto nunca viajou pelo território brasileiro. Concordo com a mania que o Brasil tem de não preservar a sua memória, e destruir patrimônios históricos sem o menor respeito, perdendo assim inclusive recursos turísticos, mas existem muitas cidades lindas no Brasil, e onde deveria ser "hiper-moderna" não é mesmo e ponto, basta comparar a realidade das metrópoles do mundo com as metrópoles brasileiras que continuam atrasadas, desorganizadas, deselegantes, e sem planejamento urbano.